✎ O bebê de 3 meses
-o bebê pode exibir uma variedade de reflexos motores
-os movimentos mais comuns são de pernas,braços e sucção
-começa o processo de interação quando sinaliza suas necessidades(começa pelo choro e depois quando é pego no colo)
-aparece o primeiro sorriso social
-já sente perfeitamente a alegria,a tristeza e o prazer
-o mundo afetivo tende a se ampliar,estruturar e diferenciar
-manifesta aos toques
-diferencia as pessoas pela visão
-brinca
-tem sensibilidade à estimulação proveniente das pessoas
-responde mais facilmente aos sons que têm o timbre semelhante ao da voz humana
-ela faz sons com a garganta
-percebe os sons(os suaves lhe agradam e os fortes e os repetitivos o assustam)
-apresenta ações reflexivas de movimento
-já consegue por pouco tempo,manter sua cabeça firme
-tentará fechar a mão,ainda sem o uso do polegar
-brinca com as mãos tentando levar a boca
-fica de bruços e tenta apoiar
-se nos antebraços para observar o que se passa ao seu redor
-sente apenas o espaço imediato onde está,não tem consciência de distância nem de profundidade
-responde aos estímulos com sorrisos e gritinhos.
-mais expansivo e expressivo
-mais expansivo e expressivo
-imita caretas
-reconhece as pessoas e as vozes da família
-sorri com facilidade e espontaneidade
-responde as carícias com alegria
-balbucia
-busca o lugar de onde vem o som
-balança brinquedos sonoros
-rola sobre si mesmo
-brinca com as mãos,juntando uma com a outra
-inicia suas explorações agarrando objetos
-tenta colocar ainda objetos na boca
-mantém a cabeça erguida sem apoio
-fica de pé se segurada pela cintura
-separa os objetos do seu corpo
✎ O bebê de 4 a 6 meses
-a visão e a audição já estão mais coordenadas
✎ O bebê de 4 a 6 meses
-a visão e a audição já estão mais coordenadas
-ao ouvir um som,olha
-se um objeto ou pessoa se movimenta na sua frente,acompanha tal movimento com o olhar,demonstrando que já tem consciência do objeto
-a interação com o meio adquire um caráter pessoal
-os reflexos aos poucos vão sendo substituídos por ações
-o conhecimento do meio vai se estendendo progressivamente
-já senta,e essa nova posição lhe proporciona ver o mundo de outra forma,não mais horizontal,podendo relacionar-se melhor com o meio ambiente;os objetos são vistos sob um novo ângulo,portanto uma nova dimensão espacial se configura
-gosta das pessoas que lhe dão atenção,falam e cantam para eles
-adquire maior domínio dos músculos que sustentam a cabeça,possibilitando que faça com mais facilidade,movimentos rotativos de um lado para o outro
-movimenta melhor os braços,seus dedos são mais ágeis,podendo tocar,sentir e pegar objetos
-seu olhar é mais expressivo,fixa-se nos objetos demonstrando uma crescente discriminação visual
-agarram os objetos que podem ver,mas dificilmente procuram aqueles que estão fora de seu campo visual imediato
-não adquiriram ainda a permanência do objeto,apenas tem consciência de que ele existe
-percebe que de seu corpo sai sons e também que ele é capaz de repeti-los com balbucios,que são suas primeiras tentativas de expressão verbal
-a unidade mão/olho/boca estão estabelecida
-todo objeto visto é apanhado e levado a boca
-a coordenação motora se apresenta cada vez melhor
-aos 5 ou 6 meses descobre seus pés e tenta leva-los a boca
-locomove-se no berço
-descobre a posição sentada com apoio
-já tem maior domínio sobre o corpo conseguindo rolar e arrastar-se pelo chão
-a construção das noções de espaço e tempo requer uma longa preparação que começa pelo uso dos sentidos,através de experiências concretas do cotidiano.
✎ O bebê de 7 a 12 meses
✎ O bebê de 7 a 12 meses
-é comunicativo e expansivo
-gosta de ficar sentado
-gosta de manusear objetos
-consegue passar objetos de uma mão para a outra
-está descobrindo o tamanho,a forma,a textura e o peso das coisas que manuseia
-gosta de apalpar tudo que está a sua volta
-sua ânsia de tocar nos objetos é tão grande que é capaz de brincar sozinho durante um certo período de tempo
-gosta das pessoas que cuidam dele
-a criança tem apenas uma pessoa a quem está primeiramente ligado, sendo essa a sua base de segurança/é o alvo de sua ligação afetiva
-sente-se tímido com a presença de pessoas estranhas
-passa por um período de retraimento e embora goste da companhia de outras pessoas, pode facilmente excitar-se em demasia reagindo entre choro e riso
-senta sozinho,engatinha e faz força para se pôr de pé
-gosta de objetos em desordem,de folhear e de rasgar revistas
-já começa a dizer algumas palavras é a fase do encaixe,ela vai procurar colocar um objeto dentro do outro repetidamente
-brinca de esconder objetos embaixo dos lugares
-começam as tentativas para andar que se completam por volta de um ano e dois meses
-seu deslocamento no espaço é constante
-pode estabelecer ligações a múltiplas pessoas
-já é capaz de procurar um objeto oculto
-começa a noção da permanência de objeto
-começa ver o “outro” como fonte de ação
-seus movimentos e percepções são relacionados com as pessoas e objetos presentes
✿ aos 8 meses:
- há uma demarcação bastante nítida no processo das ligações afetivas
-aparecem os medos e são evidenciados pelo desconhecido,que pode ser relativo a pessoas estranhas ou a acontecimentos
-aparecem também as frustrações ou a ira,que ocorre quando uma atividade prazerosa é interrompida ou lhe tomam os brinquedos ou algum alimento preferido,manifestando sentimentos de raiva -manifesta tristeza se forem separados das pessoas com as quais mantêm ligações afetivas
- elas já são capazes de entender ordens simples
-a visão e olfato são os órgãos do sentido mais aguçados
-elas pegam tudo o que está ao seu redor,suas mãos funcionam como ganchos pegando,amassando e rasgando
-explora sensações táteis,sente e vê a forma,o tamanho e a cor dos objetos
-a capacidade auditiva aprimora:a habilidade de determinar a localização do som
-continua com os balbucios,sempre evoluindo mais na experiência,pois se ouvir o som da voz do adulto e vir os movimentos de sua boca,poderá aos poucos imita-lo;isso é favorável à construção da palavra
-as ações tornam-se mais coordenadas
-a percepção visual e auditiva á mais acurada
- -a imitação de palavras poderá acontecer
- -as primeiras palavras são fragmentadas
-a criança senta,fica de pé,engatinha e anda com o auxílio do adulto e, em muitos casos,até sozinho
-a criança evolui do sentar-se com apoio ao sentar-se sozinho por um curto período de tempo
-a crianças vai arrastar-se com o abdome em contato com o chão ao engatinhar sobre as mãos e o joelho,começando lentamente e chegando a correr,passando por obstáculos
-repete sílabas
-já pode falar dissílabos
-por volta de 10 a 12 meses engatinha com facilidade e tem domínio do ambiente
✿ aos 11 meses:
-começa a andar segurado pelas mãos,fica em pé sozinho por alguns instantes
-vira páginas de um livro
-já abre gavetas
✿ aos 12 meses:
-já é capaz de dar os primeiros passos sem apoio
-seu interesse pelo ambiente aumenta -ela começa a exercitar-se física e mentalmente
-bate palmas -pega brinquedos -anda de um lado para o outro
-revela um sentido bem maior de direção
-tende rejeitar lugares fechados
-gosta de lugares amplos para poder explorar e realizar suas conquistas
-a noção de espaço e tempo(dentro e fora,em cima e embaixo) é adquirida pela criança,inicialmente,pelo seu próprio deslocamento -tem interesse pelas cores
-coopera para vestir-se
-sua linguagem fica mais apurada.
Fonte:http://atividadesparabercario.blogspot.com.br/2016/11/desenvolvimento-infantil-de-0-1-ano.html
Para saber o que trabalhar com crianças nessa faixa etária clique ➽ aqui!
Para saber o que trabalhar com crianças nessa faixa etária clique ➽ aqui!
Proibida a reprodução total ou parcial desse conteúdo
fases do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos segundo piaget
fases do desenvolvimento infantil segundo piaget
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos (motor cognitivo e psicossocial)
fases do desenvolvimento infantil pdf
caracteristicas de cada faixa etaria na educação infantil
desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos
caracteristicas do desenvolvimento infantil em cada periodo
fases do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos segundo piaget
fases do desenvolvimento infantil segundo piaget
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos (motor cognitivo e psicossocial)
fases do desenvolvimento infantil pdf
caracteristicas de cada faixa etaria na educação infantil
desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos
caracteristicas do desenvolvimento infantil em cada periodo
Nenhum comentário:
Postar um comentário