16 de nov. de 2016

➔ Desenvolvimento infantil de 0 a 1 ano

Saiba tudo sobre o desenvolvimento da criança de 3 a 12 meses nessa publicação que fiz especialmente para auxiliar as professoras de berçário 1. E ainda o que trabalhar com essas crianças nessa fase da vida na creche.




✎ O bebê de 3 meses
-o bebê pode exibir uma variedade de reflexos motores 

-os movimentos mais comuns são de pernas,braços e sucção 
-começa o processo de interação quando sinaliza suas necessidades(começa pelo choro e depois quando é pego no colo) 
-aparece o primeiro sorriso social 
-já sente perfeitamente a alegria,a tristeza e o prazer 
-o mundo afetivo tende a se ampliar,estruturar e diferenciar 
-manifesta aos toques 
-diferencia as pessoas pela visão 
-brinca 
-tem sensibilidade à estimulação proveniente das pessoas 
-responde mais facilmente aos sons que têm o timbre semelhante ao da voz humana 
-ela faz sons com a garganta 
-percebe os sons(os suaves lhe agradam e os fortes e os repetitivos o assustam) 
-apresenta ações reflexivas de movimento 
-já consegue por pouco tempo,manter sua cabeça firme 
-tentará fechar a mão,ainda sem o uso do polegar 
-brinca com as mãos tentando levar a boca 
-fica de bruços e tenta apoiar
-se nos antebraços para observar o que se passa ao seu redor 
-sente apenas o espaço imediato onde está,não tem consciência de distância nem de profundidade 
-responde aos estímulos com sorrisos e gritinhos.
-mais expansivo e expressivo 
-imita caretas 
-reconhece as pessoas e as vozes da família
-sorri com facilidade e espontaneidade 
-responde as carícias com alegria 
-balbucia 
-busca o lugar de onde vem o som 
-balança brinquedos sonoros 
-rola sobre si mesmo 
-brinca com as mãos,juntando uma com a outra 
-inicia suas explorações agarrando objetos 
-tenta colocar ainda objetos na boca 
-mantém a cabeça erguida sem apoio 
-fica de pé se segurada pela cintura 
-separa os objetos do seu corpo 

✎ O bebê de 4 a 6 meses
-a visão e a audição já estão mais coordenadas 
-ao ouvir um som,olha 
-se um objeto ou pessoa se movimenta na sua frente,acompanha tal movimento com o olhar,demonstrando que já tem consciência do objeto 
-a interação com o meio adquire um caráter pessoal 
-os reflexos aos poucos vão sendo substituídos por ações 
-o conhecimento do meio vai se estendendo progressivamente 
-já senta,e essa nova posição lhe proporciona ver o mundo de outra forma,não mais horizontal,podendo relacionar-se melhor com o meio ambiente;os objetos são vistos sob um novo ângulo,portanto uma nova dimensão espacial se configura 
-gosta das pessoas que lhe dão atenção,falam e cantam para eles 
-adquire maior domínio dos músculos que sustentam a cabeça,possibilitando que faça com mais facilidade,movimentos rotativos de um lado para o outro 
-movimenta melhor os braços,seus dedos são mais ágeis,podendo tocar,sentir e pegar objetos 
-seu olhar é mais expressivo,fixa-se nos objetos demonstrando uma crescente discriminação visual 
-agarram os objetos que podem ver,mas dificilmente procuram aqueles que estão fora de seu campo visual imediato 
-não adquiriram ainda a permanência do objeto,apenas tem consciência de que ele existe 
-percebe que de seu corpo sai sons e também que ele é capaz de repeti-los com balbucios,que são suas primeiras tentativas de expressão verbal 
-a unidade mão/olho/boca estão estabelecida 
-todo objeto visto é apanhado e levado a boca 
-a coordenação motora se apresenta cada vez melhor 
-aos 5 ou 6 meses descobre seus pés e tenta leva-los a boca 
-locomove-se no berço 
-descobre a posição sentada com apoio 
-já tem maior domínio sobre o corpo conseguindo rolar e arrastar-se pelo chão 
-a construção das noções de espaço e tempo requer uma longa preparação que começa pelo uso dos sentidos,através de experiências concretas do cotidiano.

✎ O bebê de 7 a 12 meses

 7 meses 
-é comunicativo e expansivo 
-gosta de ficar sentado 
-gosta de manusear objetos 
-consegue passar objetos de uma mão para a outra 
-está descobrindo o tamanho,a forma,a textura e o peso das coisas que manuseia 
-gosta de apalpar tudo que está a sua volta 
-sua ânsia de tocar nos objetos é tão grande que é capaz de brincar sozinho durante um certo período de tempo 
-gosta das pessoas que cuidam dele 
-a criança tem apenas uma pessoa a quem está primeiramente ligado, sendo essa a sua base de segurança/é o alvo de sua ligação afetiva 
-sente-se tímido com a presença de pessoas estranhas 
-passa por um período de retraimento e embora goste da companhia de outras pessoas, pode facilmente excitar-se em demasia reagindo entre choro e riso 
-senta sozinho,engatinha e faz força para se pôr de pé 
-gosta de objetos em desordem,de folhear e de rasgar revistas 
-já começa a dizer algumas palavras é a fase do encaixe,ela vai procurar colocar um objeto dentro do outro repetidamente 
-brinca de esconder objetos embaixo dos lugares 
-começam as tentativas para andar que se completam por volta de um ano e dois meses 
-seu deslocamento no espaço é constante 
-pode estabelecer ligações a múltiplas pessoas 
-já é capaz de procurar um objeto oculto 
-começa a noção da permanência de objeto 
-começa ver o “outro” como fonte de ação 
-seus movimentos e percepções são relacionados com as pessoas e objetos presentes 

 aos 8 meses: 
- há uma demarcação bastante nítida no processo das ligações afetivas 
-aparecem os medos e são evidenciados pelo desconhecido,que pode ser relativo a pessoas estranhas ou a acontecimentos 
-aparecem também as frustrações ou a ira,que ocorre quando uma atividade prazerosa é interrompida ou lhe tomam os brinquedos ou algum alimento preferido,manifestando sentimentos de raiva -manifesta tristeza se forem separados das pessoas com as quais mantêm ligações afetivas 
- elas já são capazes de entender ordens simples 
-a visão e olfato são os órgãos do sentido mais aguçados 
-elas pegam tudo o que está ao seu redor,suas mãos funcionam como ganchos pegando,amassando e rasgando 
-explora sensações táteis,sente e vê a forma,o tamanho e a cor dos objetos 
-a capacidade auditiva aprimora:a habilidade de determinar a localização do som 
-continua com os balbucios,sempre evoluindo mais na experiência,pois se ouvir o som da voz do adulto e vir os movimentos de sua boca,poderá aos poucos imita-lo;isso é favorável à construção da palavra 
-as ações tornam-se mais coordenadas 
-a percepção visual e auditiva á mais acurada 
- -a imitação de palavras poderá acontecer 
- -as primeiras palavras são fragmentadas 
-a criança senta,fica de pé,engatinha e anda com o auxílio do adulto e, em muitos casos,até sozinho 

 aos 9 meses: 
-a criança evolui do sentar-se com apoio ao sentar-se sozinho por um curto período de tempo 

 aos 10 meses: 
-a crianças vai arrastar-se com o abdome em contato com o chão ao engatinhar sobre as mãos e o joelho,começando lentamente e chegando a correr,passando por obstáculos 
-repete sílabas 
-já pode falar dissílabos 
-por volta de 10 a 12 meses engatinha com facilidade e tem domínio do ambiente 

 aos 11 meses: 
-começa a andar segurado pelas mãos,fica em pé sozinho por alguns instantes 
-vira páginas de um livro 
-já abre gavetas 

 aos 12 meses: 
-já é capaz de dar os primeiros passos sem apoio 
-seu interesse pelo ambiente aumenta -ela começa a exercitar-se física e mentalmente 
-bate palmas -pega brinquedos -anda de um lado para o outro 
-revela um sentido bem maior de direção 
-tende rejeitar lugares fechados 
-gosta de lugares amplos para poder explorar e realizar suas conquistas 
-a noção de espaço e tempo(dentro e fora,em cima e embaixo) é adquirida pela criança,inicialmente,pelo seu próprio deslocamento -tem interesse pelas cores 
-coopera para vestir-se 
-sua linguagem fica mais apurada.
Fonte:http://atividadesparabercario.blogspot.com.br/2016/11/desenvolvimento-infantil-de-0-1-ano.html
Para saber o que trabalhar com crianças nessa faixa etária clique ➽ aqui!


Proibida a reprodução total ou parcial desse conteúdo

fases do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos segundo piaget
fases do desenvolvimento infantil segundo piaget
desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos (motor cognitivo e psicossocial)
fases do desenvolvimento infantil pdf
caracteristicas de cada faixa etaria na educação infantil
desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos
caracteristicas do desenvolvimento infantil em cada periodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário